terça-feira, 4 de novembro de 2008

TENHO DIREITO?? COMO EU FAÇO??


"TENHO DIREITO? COMO DEVO PROCEDER?"
Eu, sinceramente, estou cada vez menos solícita para responder aos inúmeros questionamentos em ligações diárias que venho recebendo sobre NACIONALIDADE ESPANHOLA. Isto porque, muitas perguntas deveriam ser feitas em consulta e não pelo telefone, pois cada caso é um caso. Resumidamente: se você é bisneto, você deverá residir na Espanha por no mínimo um ano pela nova lei; a lei não irá abranger apenas netos de dissidentes da Ditadura Franquista, mas todos os netos. Há diferenças entre o espanhol de origem e o espanhol por opção. O primeiro, enquadra-se na lei automaticamente, o segundo, requer um pedido formal ao Ministério de la Justicia. Para saber se você é de origem ou não, marque uma consulta, munido de seus documentos (xerox autenticada). Site: www.rassiconsultoria.com

6 comentários:

Unknown disse...

Sou de Salvador e gostaria de saber a situação dos netos,todos terão direito ou não...Meu avô era galego não se veio para aqui despois de 1936,mas,como fica minha situação...Desde de já meu muitíssimo obrigado.

Antonio Rubianes

Unknown disse...

Sou de Salvador e gostaria de saber a situação dos netos,todos terão direito ou não...Meu avô era galego não se veio para aqui despois de 1936,mas,como fica minha situação...Desde de já meu muitíssimo obrigado.

Antonio Rubianes

Ana Paula Rassi Nyikos disse...

Olá.
Não importa se vieram como fugidos da ditadura, ou fugidos das guerras. Todos os netos terão direito.

Unknown disse...

.

Olá...tambem sou neto de espanhóis e meu avô desembarcou em 1924 e minha avó em 1922,acho que naum entram nesse conceito de exilio. Mas ainda tenho duvidas pq o consulado diz que não tenho direito. Meu pai tbm ja conseguiu a sua nacionalidade em 2003. E qual é a diferença entre o espanhol de origem e o espanhol por opção que vc disse?
Tenho o direito ,mesmo se o meu pai conseguiu por opção ou Origem?
Me explique por favor...
muito obrigado !!!

.

Ana Paula Rassi Nyikos disse...

Olá, a lei é para todos os netos e não apenas os que vieram durante a ditadura. Os consulados não foram prepararados adequadamente para a Nova lei, pois ela é muito recente. Posso dizer com certeza que você TEM SIM, direito à nacionalidade espanhola como neto, independentemente dos motivos que trouxeram seus avós para cá.
Att.

Ana Paula Rassi Nyikos disse...

Mais informações, apenas mediante consulta/parecer. Atendimento a partir de Fev/2009.
Att.