quarta-feira, 16 de março de 2011

SOU BISNETO DE ESPANHOL E AGORA?



Muitos bisnetos de espanhol cujo pai/mãe já tem a nacionalidade espanhola estão se perguntando o que devem fazer agora. Bem, caso partam para a Espanha como 'agrupación familiar' como filhos de espanhol por opção NÃO PODERÃO TRABALHAR no primeiro ano de estada. Isso é fato. Mas, no segundo ano de permanência, podem solicitar o ARRAIGO FAMILIAR que nada mais é que um tipo de permanência para fins de cidadania e já pedir a nacionalidade espanhola, baseados na documentação do pai ou mãe (neto/a de espanhol). O direito existe, está na lei mas pode ser contestado pelo Ministério de Justicia. Entretanto, alguns casos de bisnetos com nacionalidade já estão pipocando por aí. Existe, também, a possibilidade de se pedir o ARRAIGO FAMILIAR já estando na Espanha sem o acompanhamento do pai ou mãe que já tem a nacionalidade. PORÉM, o risco é muito maior neste caso, mas com a impossibilidade de viagem do progenitor que tem a nacionalidade por opção a alternativa será esta. E se não aprovarem? Recurso.

12 comentários:

Brá disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Brá disse...

Olá, minha esposa é bisneta de espanhol, cuja mãe já tirou a cidadania. Como ela já tem 28 anos, acredito que pelo Brasil sem chance de tirar, certo? E indo para a Espanha ainda assim teria que ficar um ano sem trabalhar? Obrigado.

Ana Paula Rassi Nyikos disse...

Olá, sim, para trabalhar, ela teria de residir legalmente (como funcionária de empresa, por exemplo, investidora etc.) , mas como agrupación familiar não dá pelo fato de ela ser CASADA.
Boa sorte.

Vini disse...

ola, talvez vc possa me esclarecer uma dúvida, sou solteiro, advogado, sem filhos, morei 8 meses em Londres, minha mãe neta de espanhois tem cidadania por opção, qual a possibilidade de eu adquirir tbm?Ainda, se por acaso souber de uma européia interessada em casar em caso em, rsrs
Por acaso Ana voce acha que podem mudar essa lei ainda beneficiando bisnetos tendo em vista que a população Espanhola está ficando velha ou por outros motivos?
se puder deixar o msn depois ou skype me avise. att,Armando.

Javier disse...

Se o pai/mae optou pela lei 52/2007, os filhos maiores de idade podem pegar o arriago familiar com direito a trablhar, sem necessidade de o pai viver na Espanha. Art 45.2.c do regulamento de extranjeria, formulario EX00.

Ana Paula Rassi Nyikos disse...

Sr. Javier, o bisneto precisa que o pai tenha a nacionalidade.
Meus clientes cujas filhas (bisnetas) foram por AGRUPACIÓN e ARRAIGO NÃO CONSEGUIRAM trabalhar no primeiro ano (2010), SOMENTE NO SEGUNDO ANO de residência (2011). Não sei o motivo que o senhor insiste em dizer que tudo é possível em tempos de crise na Espanha. Pode ter sido há dois anos, mas agora não está tão fácil assim. Estou falando o que vem ocorrendo com pessoas daqui do Brasil. Há uma lei que favorece países ibero-americanos colonizados pela Espanha (obviamente não inclui brasileiros), o que deve ter realmente favorecido seus clientes da Argentina etc.
Att.

Larissa Farias disse...

Olá, Ana Paula,
Sou bisneta de espanhol, minha avó faleceu e gostaria que o meu pai tirasse o passaporte espanhol. Se meu pai virar cidadão espanhol, eu, com 30 anos, posso solicitar cidadania?
Quero fazer um mestrado na Espanha e sei que cidadão tem um custo menor. Devo ficar 2 anos na Espanha. Dessa forma, consigo cidadania?

Obrigada,
Mª Larissa

Saudades do tempo que não vivemos disse...

Olá tudo bem, sou bisneto de espanhol, moro em barcelona, minha mãe já esta com a sua cidadania em mãos e eu gostaria de tirar um visto de permanencia, como o arraigo familiar e gostaria de saber como?? muito obrigado

Amauri Salles Jr.

Vini disse...

A verdade é só uma, eles dificultam o máximo a aquisição da nacionalidade espanhola, diga-se de passagem que a Espanha é um dos Países que mais dificultam a sua aquisição. Percebe-se isso também quando não permitem AGRUPACIÓN FAMILIAR no primeiro ano de estadia, pois, quem conseguiria viver em um País como a Espanha sem trabalhar?já fazem isso para não ficar mesmo.

Diego Romero disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Diego Romero disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Diego Romero disse...

Hola! sou bisneto de espanhol e portanto gostaria de tirar minha cidadania. Atualmente moro na Nova Zelandia, mas consegui com uma das minhas tias que tirou a cidadania todos os documentos necessarios para a aplicacao da mesma - detalhe: meu pai tambem ja possui sua

Entretanto ao enviar para a Embaixada aqui, me foi passada a informacao de que a "Ley de Memoria Histórica terminó a finales del año pasado" ou seja Dezembro/2011. Entao essa e' a minha duvida, se essa lei sera "reaberta" ou se eu ainda tenho chances de conseguir fazer minha aplicacao, mesmo que tenha que morar por algum tempo no pais - informacao passada no site de voces.

Fico no aguardo de um retorno.

Muito obrigado