quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

CONSULADO GERAL DA ESPANHA SP - discrepâncias


funcionamento do consulado - SP
Gostaria de relatar aqui o funcionamento do consulado geral de SP a partir de janeiro/2010:
O meu último cliente que foi ao consulado em 2009 (neto)foi no dia 16/12 e foi muito bem atendido, estava tranquilo, foi antedido no horário e inclusive o auxiliaram no preenchimento do formulário ANEXO 1. O mesmo ocorreu com todos os sete clientes que haviam ido anteriormente.
O cliente que foi no dia 08/01/2010 relatou a seguinte experiência: foi atendido no horário, foi acompanhado do pai (que solicitou a cidadania por recuperación naquela data) e foi informado no guichê 07 que o pai deveria solicitar ANTES dele e ele deveria reagendar a data. Também informaram ao pai dele (filho de espanhol) que deveria aguardar a certidão de nascimento espanhola chegar pelo correio, com a devolução dos documentos por seis meses, mas que estava tudo certo. Ele disse que havia 07 pessoas atendendo neste dia e cerca de 200 pessoas na fila. Ele, um senhor de 70 anos, conseguiu se sentar para preencher o formulário e foi assistido pelo atendente.
O cliente que foi no dia 18/01, um senhor de 80 anos (filho) + sua filha de 40 (neta), porém, enfrentaram fila de 3 horas; havia umas duzentas pessoas na fila também. Havia duas pessoas atendendo o Sr. Francisco e um espanhol; colocaram todos numa sala com duas mesas redondas grandes, não havia lugar para sentar e tiveram de preencher o formulário de pé(...) 13:07 (2 minutos atrás) excluir Ana Paula Rassi
(...)na hora de preencher o formulário POR RECUPERACIÓN, o cliente, muito idoso, tinha muitas dúvidas. Disseram que não poderiam ajudar e NÃO QUISERAM atender a filha dele (neta) antes que ele tivesse solicitado a nacionalidade dele. Não é necessário que haja a acta de nacimiento do filho do espanhol emitida, mas também foi relatado que a filha dele (neta) deveria solicitar a nacionalidade DEPOIS da dele e em outra data. Isso quer dizer que: a experiência é individual e depende muito de quem atende e da percepção de quem é atendido; depende do volume de pessoas a serem atendidas no dia; depende do comportamento de quem é atendido (se esta pessoa se mostrar incomodada com a fila, com o descaso etc. parece que é pior); parece-me que estão exigindo que o filho(a) do espanhol que esteja vivo solicite a nacionalidade ANTES do neto; mas não é necessário que se tenha a ACTA DE NACIMIENTO deste filho(a) para fazer isso (se fosse assim, a lei já estaria fora do vigor).
Logo, vou alertar todos os meus clientes sobre a discrepância no atendimento e que estejam preparados pra tudo.
Desejo a todos boa sorte.

4 comentários:

Alan disse...

Cara Ana Paula , recebi do Consulado espanhol o formulário "Declaración de datos para la inscripción" - Nacimientos - Registro Civil ,que devo levar preenchido. Precisarei adotar um segundo sobrenome ? Pois só tenho um , o do meu pai.

Ana Paula Rassi Nyikos disse...

O seu nome espanhol será diferente, pois prevalecerá o sobrenome paterno de solteira de sua mãe.
Boa sorte.

gracinha disse...

Muy Sres. mios,
Mi padre, un español mayor de 83 años, de Madrid, ex-cónsul honorario de España en Alagoas, está gravemente enfermo, con Mal de Alzeimer y otros problemas de salud propios de su edad avanzada y tiene muchos gastos con médicos y medicinas.
Vengo solicitar de Uds. informaciones de cómo conseguir ayuda para él que, además de su enfermedad, ha servido con honor y patriotismo a su país, por más de treinta años en el Consulado Honorario de España en Alagoas que, en el año de 2007, fue cerrado sus actividades de cancillería.
Seguro de su atención, con gracias antecipadas envíoles mis sinceros saludos.

gracinha disse...

Oi ANa PAula
Meu pai foi Consul da Espanha por mais de 40 anos, foi ate condecorado por honras e prestaçao de serviço, mas encontrasse enfermo com mal de alzaimer e o pouco que recebe de aposentadoria não dá para custiar seu tratamento e medicaçao, venho solicitando ajuda de Espanha desde o inico do ano e ate hoje nunca me deram respostas. Gostaria de saber se ele tem algum direito e como fazer para solicitar