segunda-feira, 5 de novembro de 2012

MUDANÇAS NO CONSULADO DE PORTUGAL (ATENDIMENTO FICARÁ PIOR)

Atenção os prazos de urgência necessários para a emissão do Cartão do Cidadão e do Passaporte descritos abaixo, começam a contar apenas após a visita ao Consulado para a respectiva recolha dos dados biométricos (fotografia, impressões digitais e assinatura). Infelizmente, devido a pouca quantidade de funcionários, a problemas técnicos e ao grande volume de pedidos, não tem sido possível manter os prazos que tínhamos antes para os serviços abaixo, mas estamos nos empenhando em diminuí-los novamente. Deste modo, pedimos a gentileza de aguardar nosso contacto. Congestionar nossa Central Telefónica ou nosso serviço de emails com pedidos de informações sobre processos que ainda não passaram dos prazos apenas irá retardar ainda mais nossos serviços. Nos casos de Nacionalidade e Transcrições de Casamento ou Óbito, o utente é contactado em média, em até 45 dias úteis depois de recebida a documentação completa do utente. Nos casos de transcrições em que o nascimento do titular ocorreu há mais de 100 anos, não temos como prever o tempo necessário para que os Arquivos Distritais localizem e enviem o respectivo assento de nascimento, o que torna o processo mais demorado. Para o Cartão do Cidadão o utente é convocado para duas visitas ao Consulado. A primeira para a recolha dos dados biométricos, e 20 dias úteis depois (em média) o utente receberá uma ligação para vir retirar/validar o cartão. O Passaporte é recebido pelo utente em sua casa, em média a partir do 5º dia útil seguinte após a verificação presencial de identidade (para o passaporte) no Consulado. Como para ter o passaporte, o utente precisa ter o Cartão do Cidadão, caso não tenha este último, somando os prazos dos dois documentos, serão necessários no mínimo 25 dias úteis para receber o Passaporte após o primeiro agendamento. Assim sendo, relembramos mais uma vez para não comprar passagens sem que esteja com o passaporte em mãos. Contudo, caso não tenha urgência no seu processo e prefira que o mesmo seja executado com taxas menores, ainda que para isso os prazos sejam maiores, bastará, ao consultar as informações respectivas, escolher a modalidade "sem urgência". Neste caso, não temos como prever o prazo de conclusão do processo. Vale ainda lembrar que os prazos acima são calculados com base na média dos processos executados, por isso podem variar. No entanto, podem ocorrer demoras adicionais por diversos motivos sobre os quais o Consulado não tem controle , pelo que não pode ser responsabilizado. Apenas como exemplo podemos citar alguns desses motivos: - uma Conservatória que demore mais para localizar, enviar, ou informatizar, as certidões necessárias; - um notário novo que ainda não nos tenha enviado o devido sinal público; - um repentino aumento do volume de pedidos; - um requerimento com informações incompletas ou incorrectas; - um telefone de contacto no qual o requerente não seja localizado com facilidade; - atrasos na emissão do Cartão do Cidadão ou do Passaporte por parte da Casa da Moeda; - falhas técnicas nos programas de emissão de documentos; - greves nas empresas aéreas ou terrestres envolvidas no envio dos documentos. Se desejar pode também fazer uma busca em nosso site usando o mecanismo abaixo.

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