quinta-feira, 8 de março de 2012

RECIPROCIDADE NA IMIGRAÇÃO BRASIL - ESPANHA

dosa retida em aeroporto de Madri volta ao Brasil, diz Itamaraty
08 de março de 2012 • 17h16

Reduzir
Normal
Aumentar
Imprimir

Notícia

Comentar 6

A brasileira de 77 anos que ficou três dias retida pela imigração espanhola no aeroporto de Madri embarcou de volta ao País na manhã desta quinta-feira (horário de Madri), informou o Ministério das Relações Exteriores. O Itamaraty foi informado sobre o caso de segunda para terça-feira e pediu que as autoridades espanholas oferecessem "atenção especial" à brasileira por ela ser idosa.

Contatada pelo Terra, a assessoria da pasta avaliou que estabelecer regras de entrada e saída de um país é um ato soberano que o governo brasileiro não comenta. Ainda assim, casos como esse levaram o Brasil a adotar medidas de reciprocidade - a partir do mês que vem, os espanhóis que vierem ao País e não comprovarem ter dinheiro para gastar e lugar para ficar podem ser obrigados a se hospedar no aeroporto, até o voo de volta.

Apesar disso, o Itamaraty salientou que os casos de inadmissão de brasileiros em Madri estão "em franco decréscimo". Em 2007, foram 3.013 casos, número que caiu para 2.196 em 2008, 1.714 em 2009 e 1.695 em 2010. Até agosto de 2011, 1.005 brasileiros haviam sido barrados.

Dionísia Rosa da Silva partiu para a Espanha com a neta, Amanda, do aeroporto de Cumbica, em São Paulo, no último domingo. Ao passar pela imigração, as duas foram interrogadas por funcionários do aeroporto de Barajas e, quando Amanda informou que a avó não tinha reserva, pois iria ficar na sua casa, elas foram avisadas de que Dionísia teria que passar por uma entrevista. Desde então, ela não deixou mais o aeroporto.
FONTE: TERRA NOTÍCIAS

2 comentários:

Verdadeira Italia disse...

Bem tomada a decisao do governo brasileiro.Mas a Espanhao nao è a unica naçao que deveria sofrer atitudes reciprocas.Portugal,Italia,etc entre outros deveriam estar no mesmo barco.

Claro,que pessoas meliantes de qualquer naçao deveriam sofrer nas maos da imigraçao.Nao é por ser brasileiro que alguém nao tem defeitos.

Mas sofrermos abusos em aeroportos ja é um assunto batido.Enquanto aqui no Brasil entra quem quer,desde turistas sexuais até outros criminosos por que somos paz e amor demais.Sou contra a violencia e abusos mas a favor da reciprocidade.

Ana Paula Rassi Nyikos disse...

Realmente o Brasileiro sofre muito preconceito especialmente nos aeroportos europeus.