quinta-feira, 17 de julho de 2008

NOVA LEI DE NACIONALIDADE ESPANHOLA - BISNETOS


Muita gente tem me escrito (bisnetos de espanhóis) querendo saber se a nova lei irá abrangê-los. Até onde sei, apenas netos serão favorecidos e bisnetos menores de idade. Para os maiores de idade, a lei válida será a mesma para netos atualmente: deverão residir legalmente na Espanha por dois anos para tentar uma naturalização. A vantagem do(a) bisneto (a)cujo pai ou mãe já tenha a nacionalidade, será grande sobre os que não têm ascendência espanhola que tentam a naturalização. Isso é tudo que posso garantir para bisnetos. Porém, se nem o pai/mãe, neto de espanhol socilitar, esta vantagem também nunca existirá. Eu sugiro aos bisnetos de espanhóis que seu pai/ mãe faça o processo, pois nunca se sabe o dia de amanhã, se um dia você, bisneto, residir na Espanha por ser artista, esportista ou expatriado, vai ficar desesperado atrás para poder ficar no país. A lei terá curta duração, lembrem-se disso.

NACIONALIDAD PARA LOS NIETOS




Considerada grande vilã em recentes embates diplomáticos com o Brasil, por conta do grande número de brasileiros 'barrados' na chegada aos aeroportos, a Espanha abrirá a nacionalidade para netos de espanhóis sem que eles tenham de residir em solo espanhol por dois anos, tal como exige a lei atualmente.
Esta lei ficará em vigor por apenas dois anos e beneficiará, segundo estima o Ministério das Relações Exteriores, cerca de 500.000 latino-americanos. Este é um modo de pedir perdão para os que foram expulsos da Espanha durante a ditadura franquista e também demonstrar que a Espanha está 'temporariamente mais aberta para acolher seus descendentes'. Diga-se: baixa natalidade, regularização de milhares de latinos residentes na Espanha.
Atenção: esta lei ficará em vigor de 28/12/2008-28/12/2010.
A procura pelo reconhecimento de nacionalidade aumentou 100% em minha prática profissional neste ano.
Foto: Madrid