Este blog está desativado. Trabalhamos com o reconhecimento de dupla nacionalidade europeia por doze anos. A partir de 2017, a Rassi Consultoria apenas ministrará treinamentos e workshops sobre assuntos relacionados às migrações etc. Agradecemos a confiança em nosso trabalho ao longo destes anos todos. Att. Ana Paula Rassi Nyikos
quinta-feira, 24 de janeiro de 2013
CONSULADO DA ESPANHA VOLTOU A ATENDER
Consulado Geral da Espanha em São Paulo voltou a antender os que não tinham agendamento em 2011 e só fizeram o protocolo...
Nós, da Rassi Consultoria damos total assessoria aos interessados. Muito cuidado com golpistas, falsos assessores que só querem dar golpes nos clientes! Nós trabalhamos com contrato de prestação de serviços. Onze anos de experiência. 9 anos de escritório estabelecido em São Paulo.
Mais duas clientes com cidadania espanhola reconhecida (netas):
Silene Moreno (Licenciada em Letras)
Rita Chinarelli (Autônoma) = ritachinarelli@yahoo.com.br
terça-feira, 6 de novembro de 2012
ADOLESCENTES APÁTRIDAS VIVEM SEM DIGNIDADE NO REINO UNIDO
Adolescentes 'apátridas' lutam para sobreviver nas ruas britânicas
Atualizado em 5 de novembro, 2012 - 17:01 (Brasília) 19:01 GMT
Facebook
Twitter
Compartilhe
Enviar a página
Versão para impressão
Adolescente em um banco de praça em Londres (Foto BBC)
Tony, nascido em Uganda: dois anos nas ruas
Uma multidão de adolescentes apátridas está vivendo nas ruas de cidades britânicas como Londres e Birmingham. O problema crescente, denunciado por ONGs locais, é exposto em um documentário da BBC transmitido nesta segunda-feira pela rede britânica.
Esses menores chegaram ao país ilegalmente com os pais ou nasceram na Grã-Bretanha, mas nunca foram incluídos nos registros oficiais (filhos de imigrantes não-documentados não têm direito à nacionalidade britânica).
Notícias relacionadas
Eles terminaram nas ruas por diferentes motivos. Porque brigaram com os pais ou porque fugiram de abusos sofridos em casa nas mãos de familiares ou "tutores", por exemplo.
Como estão no país em situação irregular, têm mais dificuldade em conseguir abrigo em instituições oficiais ou acessar serviços básicos. Alguns terminam até se prostituindo.
Não há registros oficiais sobre esses menores, mas ONGs que prestam serviços a imigrantes ou a crianças e adolescentes vêm chamando atenção para o problema - entre elas a Asylum Aid, o Coram Children's Legal Centre e o Safe'n'Sound Youth Project, de Peckham, no sul de Londres.
"Até o momento já fomos abordados por pelo menos 600 jovens nessa situação", conta Janiffer Blake, da Safe'n'Sound, para quem o problema têm crescido num ritmo "alarmante".
Segundo investigações da equipe de reportagem do programa Inside Out, da BBC, ONGs notaram a existência desses adolescentes apátridas em pelo menos nove cidades britânicas - Leeds, Coventry, Nottingham, Newcastle, Liverpool, Oxford e Cardiff, além de Londres e Birmingham.
Exemplo
Nascido em Uganda, Tony, de 17 anos, é um dos adolescentes sem-teto e sem documentos que procurou a Safe'n'Sound nos últimos meses.
Expulso de casa pelo pai aos 15 anos, desde então ele tem dormido nos ônibus da capital britânica (por considerá-los "mais seguros" que as ruas).
"Todo dia é uma luta. Tenho fome e preciso de dinheiro, mas se roubar acabo indo para a prisão. Eu não quero isso", disse o adolescente à reportagem da BBC.
Depois de dois anos vivendo em condições precárias e lutando para conseguir comida e abrigo, a saúde de Tony está se deteriorando. "Este ano, quando o frio chegou eu fiquei mal - tive muita tosse e resfriado. Também emagreci muito", conta o adolescente.
Recentemente, Tony conseguiu o direito de residir no Reino Unido com o apoio da Safe'n'Sound, o que lhe permite ao menos procurar trabalho oficialmente.
Mas muitos outros adolescentes continuam sem ter documentos nem para comprovar sua identidade para autoridades do país de origem de seus pais ou para funcionários da agência britânica de imigração. Por isso, mesmo que queiram, também não podem sair do Reino Unido.
Exploração sexual
Outro caso que ilustra as dificuldades enfrentadas por essas crianças e adolescentes sem-teto e sem documentos nas cidades britânicas é o de uma menina líbia de 17 anos entrevistada pela BBC.
Ela chegou ao país ilegalmente em 2009 depois que sua mãe, preocupada com a violência na Líbia, pagou um amigo da família para cuidar da filha no Reino Unido.
Após alguns meses, a adolescente foi abandonada pelo seu "tutor" e terminou morando nas ruas britânicas e se prostituindo.
"Às vezes sinto vontade de me matar", ela contou. "Tenho de fazer coisas que me fazem mal e me envergonham por alguns trocados. Só assim posso comer ou consigo algum lugar para dormir por uma noite."
Segundo estimativas do Centro de Estudos sobre Migração, Política e Sociedade da Universidade de Oxford há 120 mil crianças vivendo na Grã-Bretanha sem documentos. Em Londres, cerca de 10% das crianças estariam em situação irregular.
Parte dessas crianças têm documentos de seus países de origem (em geral o caso dos brasileiros). Mas também há muitas que não estão registradas em nenhuma parte.
"Independentemente do status imigratório dessas crianças e adolescentes, se elas estão na Grã-Bretanha, as autoridades locais têm o dever legal de lhes proporcionar apoio e abrigo. E isso não está acontecendo em muitos casos", afirma Kamena Dorling, do Coram Children's Legal Centre.
FONTE: BBC
segunda-feira, 5 de novembro de 2012
MUDANÇAS NO CONSULADO DE PORTUGAL (ATENDIMENTO FICARÁ PIOR)
Atenção os prazos de urgência necessários para a emissão do Cartão do Cidadão e do Passaporte descritos abaixo, começam a contar apenas após a visita ao Consulado para a respectiva recolha dos dados biométricos (fotografia, impressões digitais e assinatura).
Infelizmente, devido a pouca quantidade de funcionários, a problemas técnicos e ao grande volume de pedidos, não tem sido possível manter os prazos que tínhamos antes para os serviços abaixo, mas estamos nos empenhando em diminuí-los novamente.
Deste modo, pedimos a gentileza de aguardar nosso contacto. Congestionar nossa Central Telefónica ou nosso serviço de emails com pedidos de informações sobre processos que ainda não passaram dos prazos apenas irá retardar ainda mais nossos serviços.
Nos casos de Nacionalidade e Transcrições de Casamento ou Óbito, o utente é contactado em média, em até 45 dias úteis depois de recebida a documentação completa do utente.
Nos casos de transcrições em que o nascimento do titular ocorreu há mais de 100 anos, não temos como prever o tempo necessário para que os Arquivos Distritais localizem e enviem o respectivo assento de nascimento, o que torna o processo mais demorado.
Para o Cartão do Cidadão o utente é convocado para duas visitas ao Consulado. A primeira para a recolha dos dados biométricos, e 20 dias úteis depois (em média) o utente receberá uma ligação para vir retirar/validar o cartão.
O Passaporte é recebido pelo utente em sua casa, em média a partir do 5º dia útil seguinte após a verificação presencial de identidade (para o passaporte) no Consulado.
Como para ter o passaporte, o utente precisa ter o Cartão do Cidadão, caso não tenha este último, somando os prazos dos dois documentos, serão necessários no mínimo 25 dias úteis para receber o Passaporte após o primeiro agendamento. Assim sendo, relembramos mais uma vez para não comprar passagens sem que esteja com o passaporte em mãos.
Contudo, caso não tenha urgência no seu processo e prefira que o mesmo seja executado com taxas menores, ainda que para isso os prazos sejam maiores, bastará, ao consultar as informações respectivas, escolher a modalidade "sem urgência". Neste caso, não temos como prever o prazo de conclusão do processo.
Vale ainda lembrar que os prazos acima são calculados com base na média dos processos executados, por isso podem variar. No entanto, podem ocorrer demoras adicionais por diversos motivos sobre os quais o Consulado não tem controle , pelo que não pode ser responsabilizado.
Apenas como exemplo podemos citar alguns desses motivos:
- uma Conservatória que demore mais para localizar, enviar, ou informatizar, as certidões necessárias;
- um notário novo que ainda não nos tenha enviado o devido sinal público;
- um repentino aumento do volume de pedidos;
- um requerimento com informações incompletas ou incorrectas;
- um telefone de contacto no qual o requerente não seja localizado com facilidade;
- atrasos na emissão do Cartão do Cidadão ou do Passaporte por parte da Casa da Moeda;
- falhas técnicas nos programas de emissão de documentos;
- greves nas empresas aéreas ou terrestres envolvidas no envio dos documentos.
Se desejar pode também fazer uma busca em nosso site usando o mecanismo abaixo.
segunda-feira, 8 de outubro de 2012
ACORDO ENTRE BRASIL E UNIÃO EUROPÉIA
Brasil e UE suprimem necessidade de vistos para turistas
EFEEFE – 2 horas 26 minutos atrás
Mais em Economia »
Brasília, 8 out (EFE).- O Brasil oficializou nesta segunda-feira um acordo através do qual suprime a necessidade de vistos para turistas procedentes da União Europeia (UE), que dará o mesmo tratamento aos brasileiros que viajem para os 25 países do bloco.
Este medida estará em vigor a partir de hoje e abrangerá todos os membros da UE, com as únicas exceções de Reino Unido e Irlanda.
A supressão de vistos será apenas para aqueles turistas cujas viagens não se prolonguem durante mais de três meses e que não tenham previsto realizar nenhuma atividade remunerada, informa o decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff e publicado no Diário Oficial.
O acordo foi assinado em Bruxelas no dia 8 de novembro de 2010 e recupera a reciprocidade total em matéria de vistos entre Brasil e UE, que tinha sido quebrada de forma unilateral pelas autoridades brasileiras em 2004, após a adesão de dez novos países ao bloco comunitário.
O texto estabelece que se mantém a necessidade de vistos para aqueles cidadãos que viajem por motivos trabalhistas ou para realizar pesquisas, estágios, estudos ou trabalho social, assim como para missionários e participantes de atividades artísticas. EFE
FONTE: YAHOO NOTÍCIAS
quinta-feira, 27 de setembro de 2012
PRIMEIRO MINISTRO BRITÂNICO FLERTA COM O BRASIL
Fonte, Yahoo News:
http://br.noticias.yahoo.com/cameron-quer-incrementar-rela%C3%A7%C3%B5es-brasil-144900429--finance.html
Cameron quer incrementar relações com o Brasil
Estadão ConteúdoPor Daniela Milanese | Estadão Conteúdo – 4 horas atrás
Mais em Economia »
"Se você não pode vencê-los, junte-se a eles." Foi com essa frase que o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, resumiu sua intenção de incrementar as relações com o Brasil, agora a sexta maior economia do mundo, à frente dos britânicos. Ele chegou nesta quinta-feira a São Paulo para sua primeira visita oficial ao País.
Depois de um longo período de relações congeladas, os britânicos agora se voltam ao Brasil para tentar reaquecer sua própria economia, atualmente em recessão. Os setores de maior interesse são energia, defesa, infraestrutura, educação e farmacêutica. Em rápido pronunciamento na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Cameron usou a metáfora do futebol para tratar do atual momento brasileiro, de maior relevância no cenário internacional. "O futebol foi inventado no Reino Unido, mas aperfeiçoado no Brasil."
Ele deixou claro, entretanto, que não busca apenas oportunidades para que empresas britânicas invistam aqui. Quer, também, que as companhias brasileiras entrem no Reino Unido, um país "amigável aos negócios" e de localização estratégica. "Uma desvantagem é o clima, e parece que eu trouxe isso para cá", brincou, referindo-se ao dia frio da primavera brasileira.
O relacionamento entre os dois países também ganhou impulso com a realização da Olimpíada em Londres, já que existe cooperação para o evento a ser realizado no Rio em 2016 - ponto abalado pelo roubo de informações sigilosas pelos brasileiros.
Cameron veio de Nova York, onde participou da assembleia da ONU. Nesta manhã, após visitar fábrica de equipamentos pesados da britânica JCB, em Sorocaba, no interior do Estado, ele se reuniu com o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, na sede da entidade, além de grandes empresários brasileiros, como Josué Gomes da Silva e Benjamin Steinbruch. O primeiro-ministro chegou à Fiesp caminhando pela Avenida Paulista. Ele está acompanhado da maior delegação de negócios já feita a partir do Reino Unido, com 50 empresários.
quarta-feira, 19 de setembro de 2012
CURSO DE ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL
Gostaria de convidar a todos que atuam nas áreas de Direito, Relações Internacionais, Comércio Exterior ou Administração com Ênfase em Comércio Exterior, Negócios Internacionais ou áreas correlatas: Vou ministrar um CURSO DE ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL NO PROORDEM SANTO AMARO: "Ordenamento Jurídico da União Européia" = Circulação de Pessoas, Mercadorias, Produtos, Direitos Humanos, Direito Ambiental. Duração: 12 horas (em Novembro), de 2a. a 5a. das 19-22 h. Valor do Investimento= R$ 300,00. Contato: Av. Santo Amaro 6456 - Santo Amaro
04702-002 - São Paulo / SP
Telefones:
(11) 2305 2222
domingo, 16 de setembro de 2012
ARRAIGO SOCIAL
ara os bisnetos de espanhol, o que significa ARRAIGO SOCIAL?
Arraigo social é o que se chama de vínculo com a Espanha e qualquer pessoa, seja espanhola ou não, pode consegui-lo. Entretanto, vínculos culturais, sanguíneos, linguísticos e sociais são imprescindíveis para se conseguir a naturalização.
Após o fim da vigência da Ley 052/2007 a Ley 036/2002 voltou a vigorar, exigindo que NETOS façam o ARRAIGO ou Reagrupación antes de solicitar a DUPLA NACIONALIDADE (CIDADANIA). Lembrando que bisnetos tem de se NATURALIZAR, são dois processos diversos.
Marcadores:
bisneto de espanhol,
morar na Espanha,
neto de espanhol
Assinar:
Postagens (Atom)
