sexta-feira, 13 de maio de 2011

CONSULADO GERAL DA ESPANHA EM SÃO PAULO




O atendimento dos netos pela LEI DA MEMÓRIA HISTÓRICA para os que não conseguiram agendar pela internet será feito PESSOALMENTE a partir do primeiro dia útil de setembro até 27/12/2011. Na foto está o cartaz colado na entrada do consulado, avisando sobre este procedimento a partir de SETEMBRO.

CONSULADO DA ESPANHA





É com enorme satisfação que anuncio que mais duas clientes conseguiram o reconhecimento da nacionalidade após um longo percurso, perseverando sobre doenças e adversidades, além de burocracia, Celia Maderal e Elizabete Rodriguez assinaram os formulários no consulado da Espanha em São Paulo. Eu acompanhei estas clientes para lhes dar a completa assessoria.

BISNETOS DE ESPANHÓIS

A lei 052/2007 alcança os netos e reza que o utente não precisa residir na Espanha. Não é só para netos de exilados, mas de homens espanhóis (nascidos na Espanha) que não tenham se naturalizado brasileiros. Após 27/12/2011 tudo voltará como era antes, ou seja, a exigência de residência por um ano para se solicitar a nacionalidade. Bisnetos cujo pai ou mãe já tenha conseguido a nacionalidade TAMBÉM TERÃO como solicitar a nacionalidade por ARRAIGO, que nada mais é que um visto de residência para fins de nacionalidade, tal qual o PERMESSO DI SOGGIORNO na Itália. A diferença é que na Itália há a figura do vigile que realmente se certifica se o utente está residindo no local aonde se inscreveu na Polícia e na Espanha não existe isso. Logo, a pessoa pode solicitar o arraigo, ir para a Espanha, residir lá após inscrição no Ayuntamiento y Policia e voltar para o Brasil, pois a residência é pró forma. Se a pessoa quiser trabalhar neste período, ela pode tentar, mas em momentos de crise é mais difícil.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

UNIÃO CIVIL HOMOAFETIVA


Com a aprovação da UNIÃO CIVIL HOMOAFETIVA no Brasil, todos os cidadãos com dupla nacionalidade que comprovarem união estável por mais de três anos poderão PLEITEAR a naturalização na Espanha, Itália e Portugal. Algumas prerrogativas precisam ser cumpridas, entretanto.