quinta-feira, 31 de março de 2011

CUIDADO!

Além de plágio do meu blog, tem profissionais oferencendo os mesmos serviços pipocando a todo instante e oferecendo valores módicos. O que tenho a falar sobre isso? Tratam-se de pessoas que fizeram o próprio processo e crêem que todos são iguais. Ledo engano. Há casos em que retificações são necessárias, casos de se reverter uma naturalização e por aí vai.
Muito cuidado, a cada mês vejo pelo menos dois sites novos de pessoas oferecendo assessoria para processos de reconhecimento de nacionalidade.
Tenho quase dez anos de experiência e sete anos com escritório estabelecido como profissional liberal autônoma. Estamos agora em novo endereço: Avenida Giovanni Gronchi, 6341, sala 03E, Morumbi. Tels. (11) 3231-1888/2831-8497.

NOVO TIER 1

Para os que não têm direito à dupla nacionalidade européia, uma boa opção para se residir na Europa por até 4 anos é o programa de profissionais altamente qualificados, ou seja, o TIER 1. Este vem sofrendo alterações significativas e está temporariamente suspenso por causa de concessões de trabalho a profissionais qualificados que estavam aceitando qualquer tipo de trabalho no Reino Unido. Futuramente o programa vai voltar, com novo formato e novas exigências.

segunda-feira, 21 de março de 2011

CIDADANIA ESPANHOLA (LEY 052/2007)

Aos meus leitores, muito obrigada por me acompanharem e alguns de vocês se tornarem meus clientes.
Este semestre não atenderei novos casos de cidadania espanhola (já estou com a agenda cheia). Estou em fase de análise de documentos para orçamentos. Caso a lei fique permanente para os netos (o que é bem provável que ocorra), atenderei novos casos no próximo semestre em regime de consulta.
Se você é descendente de ITALIANOS, a boa notícia é que o CONSULADO DE SÃO PAULO está prometendo um atendimento mais rápido, sendo que a cidadania não demorará mais que dois anos e meio.

quarta-feira, 16 de março de 2011

SOU BISNETO DE ESPANHOL E AGORA?



Muitos bisnetos de espanhol cujo pai/mãe já tem a nacionalidade espanhola estão se perguntando o que devem fazer agora. Bem, caso partam para a Espanha como 'agrupación familiar' como filhos de espanhol por opção NÃO PODERÃO TRABALHAR no primeiro ano de estada. Isso é fato. Mas, no segundo ano de permanência, podem solicitar o ARRAIGO FAMILIAR que nada mais é que um tipo de permanência para fins de cidadania e já pedir a nacionalidade espanhola, baseados na documentação do pai ou mãe (neto/a de espanhol). O direito existe, está na lei mas pode ser contestado pelo Ministério de Justicia. Entretanto, alguns casos de bisnetos com nacionalidade já estão pipocando por aí. Existe, também, a possibilidade de se pedir o ARRAIGO FAMILIAR já estando na Espanha sem o acompanhamento do pai ou mãe que já tem a nacionalidade. PORÉM, o risco é muito maior neste caso, mas com a impossibilidade de viagem do progenitor que tem a nacionalidade por opção a alternativa será esta. E se não aprovarem? Recurso.