sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

BOLSAS DE ESTUDO PARA QUEM TEM CIDADANIA ITALIANA

Percurso formativo inclui intercâmbio na Itália. Inscrições até 27 de fevereiro

O curso será realizado na cidade de São Paulo, com reembolso de R$4,00 por hora de aula freqüentada e fornecimento de material didático – além da cobertura das despesas de viagem, hospedagem, traslados e alimentação nas atividades na Itália.

É destinado a cidadãos italianos residentes no Brasil, que buscam o primeiro emprego ou estejam desempregados, com pouca qualificação profissional, motivados a acrescentar qualificações às suas competências técnicas e profissionais no ambiente de projetos e realização de web sites; com idade entre 18 e 30 anos, com pouca qualificação profissional e com conhecimento da língua italiana.

A promoção é da Kantea, em parceria com o Ministério do Trabalho, da Saúde e das Políticas Sociais Italiano, com a FASM Faculdade Santa Marcelina, com a Câmara de Comercio Ítalo Brasileira e com a Federação Das Associações Venetas do Estado de São Paulo.

O início do curso, que terá duração de 800 horas, está previsto para o mês de março de 2010 e término em agosto de 2010. O horário das aulas, com freqüência obrigatória, concordado com os destinatários finais do projeto, será assim estruturado:

Formação no Brasil- 440 horas (aproximadamente 6 horas diárias nas classes e laboratórios da FASM):

Informática de base e office automation - 40 horas; Introdução à figura profissional, projeto multimídia e construção de um site - 40 horas; Rede, internet e servidores web - 24 horas; Html e Css (dreamweaver) - 80 horas; Javascript - 56 horas; Usuário e gestão de um site - 12 horas; Photoshop - 40 horas; Flash - 40 horas; Flash avançado - actionscript - 40 horas; ImageReady- Illustrator - 40 horas; Team building - 8 horas; FAD potencialidades - 10 horas; FAD Recursos humanos -10 horas.

Formação na Itália - 120 horas:

Projeto e realização de um Site WEB - 80 horas
Visitas comerciais - 40 horas.

Estágio no BRASIL -240 horas.

A freqüência de 80% das aulas no Brasil é requisito indispensável para conseguir atestado de participação e ter o direito de fazer exame de qualificação e participar do intercâmbio na Itália.

Inscrições

Os pedidos de inscrição: Os pedidos deverão ser redigidos em carta simples, contendo seus dados pessoais, seu endereço completo e devem ser enviados à Federação Veneta, abaixo indicada, até 27/02/2010, acompanhada dos seguintes documentos:

- Certificado de cidadania fornecido pelo consulado italiano ou fotocópia de passaporte italiano válido
- Comprovante de residência
- Curriculum vitae

As datas e locais das seleções e entrevistas serão comunicadas aos candidatos considerados idôneos, baseando-se nestas requisições.

Local do curso

FASM - Faculdade Santa Marcelina
Rua Emilio Ribas 89, Perdizes, São Paulo

Informações e inscrições

Federação das Associações Venetas do Estado de São Paulo
Rua Augusta 795 Cep 01305-100 - São Paulo
Tels 011 31206944 Fax :011 32567515
Email: federazione@venetos.com.br
webdesignkantea2010@hotmail.com

FONTE: REVISTA ORIUNDI

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

CIDADANIA ITALIANA + TASK FORCE


2011 é o ano da Itália no Brasil. Vamos torcer para que os consulados mais tumultuados do país (SP e PR, RS) estejam mais eficientes e organizados. Em minha humilde opinião, trata-se de má vontade e burocracia. Existe uma corrente de políticos italianos querendo que apenas os consulados de SP, PR, Embaixada de DF e Buenos Aires dêem conta de toda a América do Sul. (!) Acredite se quiser, mas vi o debate no canal RAI em Outubro/2009, com deputados batendo boca, inclusive o porta voz Fábio Porta, defensor do direito à dupla nacionalidade com mais eficiência.
Vejamos: há milhares de descendentes de portugueses pleiteando a dupla nacionalidade todos os anos. Claro, pagando taxas altíssimas, mas há eficiência no atendimento do consulado, por vezes caótico por causa da terceirização, perda de documentos etc. Mas muito mais célere que o consulado da Itália! Não seria a hora de a Itália ver que isso pode gerar renda aos consulados, caso desburocratizem e recolham taxas, o que for: é preciso agilizar. Desde que comecei a lidar com esta área, ou seja, desde 2002, acompanho vários casos de cidadania italiana, com os mais variados desfechos. Pois é, depende da época. Há período de desânimo e desestímulo; há período de menos burocracia. A verdade é que vários concorrentes meus NÃO TRABALHAM MAIS com reconhecimento de dupla cidadania italiana nem na Itália nem no Brasil. Brasileiro quer resultado rápido e isso está sendo impossível em processos de cidadania. Talvez eu seja a próxima a parar com os processos de reconhecimento de cidadania italiana.